segunda-feira, 10 de setembro de 2012

HISTÓRIA DA SERRA DO MEL-RN


A SERRA DO MEL - Foi fundado em 31 de março de 1975 pelo governador José Cortez Pereira de Araújo. O poder executivo de Serra do Mel nasceu definitivamente, em 31 de janeiro de 1989, com a posse do primeiro prefeito constitucional do município recém criado, o filho do fundador da Serra do Mel,JOSÉ CORTEZ PEREIRA DE ARAÚJO (17/10/1924 – 21/02/2004, o CORTEZ JÚNIOR, eleito em 15 de novembro de 1988.

Em 1º de outubro de 2000, o fundador, aos 77 anos de idade, foi eleitoprefeito da Serra do Mel, com 2.231, votos, pela legenda do PTB, com uma maioria de 263 votos, para o 2º colocado, o prefeito Silvio Romero de Lucena, que disputava sua reeleição, pela legenda do PMDB, que obteve 1.968 votos; e 1974 do 3º colocado, o senhor Francisco Tarcísio Costa, que conquistou apenas 257 sufrágios, pela legenda do PSC. Ao tomar posse teve seu nome justamente reconhecido, pelo povo da Serra do Mel, que o elegeu prefeito da terra por ele fundada há 35 anos atrás, porém, talvez, devido sua idade avançada, o mesmo fez uma péssima administração, chegando a ser cassado.

A independência Política da Vila de Serra do Mel aconteceu através da Lei nº 803, de 13 de maio de 1988, sancionada pelo então governador Geraldo Melo. Teve suas terras desmembradas de Assu, Areia Branca, Carnaubais e Mossoró, com o Termo Judiciário, inicialmente, subordinado a Comarca de Assu e atualmente a de Mossoró, porém, a administraçãointerina foi do prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado Maia, do município de Mossoró, que administrou no período de maio de1988 até 1º de janeiro de 1989, que passou para o senhor José Cortez Pereira de Araújo, eleito em 15 de novembro de 1988.

A emancipação política do então complexo agrícolahabitacional, na época composto de 22 agrovilas somente foi concretizada através da realização de um plebiscito realizadono dia 1º de maio de 1988, tendo 1.292 eleitores aptos a voto. Desse total 1.232 foram favoráveis à emancipação. Possui uma área territorial de 613,9 km², equivalente a 1.15% sobre o Rio Grande do Norte.

O município de Serra do Mel está localizado na Mesorregião do Oeste Potiguar, mas precisamente na microrregião de “MOSSORÓ”. A Serra do Mel foi projetada em 1972 pelo então governador José Cortez Pereira de Araújo para ser a mola propulsora da economia na região Oeste, através da produção de castanha e caju. As vilas, estão distribuídos 1.196 lotes. Em 1980 ainda na condição de vila, a comunidade tinha uma população de 4.561. De acordo com o IBGE, em 1996 Serra do Mel tinha 1538 domicílios, sendo 289 na zona urbana e 1538 na zona rural. O evento de maior peso na terra da castanha fica por conta da famosa festa do caju, realizada todos os anos no término da colheita, no final de novembro, a qual consegue congregar as populações de todas as vilas do município. No dia 12 de outubro o município comemora a festa de sua padroeira, NOSSA SENHORA DA APARECIDA. Serra do Mel é o MAIOR PRODUTOR DE CASTANHA DO ESTADO, como também produz petróleo.

O município de Serra do Mel-RN – MAIOR PRODUTOR DE CASTANHA DE CAJU POTIGUAR, produz em média dez mil toneladas de castanha e 100 mil toneladas de caju. A castanha é 100% aproveitada, já o caju o aproveitamento não chega a 5%. Os 5% transformados em suco garante mais de sete mil empregos diretos, forçando o município a importar mão-de-obra do Alto Oeste e até do sertão paraibano de novembro até fevereiro do ano seguinte, tendo em vista que a população local não ser suficiente para a colheita.

A espécie que está mais produzindo é o tipo Anão Precoce, desenvolvida em Pacajus, no Estado do Ceará.

LIMITES

NORTE – Areia Branca
SUL –Carnaubais e Assu
LESTE – Porto do Mangue e Carnaubais
OESTE – Mossoró e Areia Branca

LOCALIZAÇÃO:

REGIÃO: NORDESTE
ESTADO: Rio Grande do Norte
MESORREGIÃO: Oeste Potiguar
MICRORREGIÃO: Mossoró
ZONA FISIOGRÁFICA: Zona da Chapada do Apodi
ZONA HOMOGÊNEA: Zona homogênea Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário