terça-feira, 14 de agosto de 2012

O trabalho de forma existencial


O trabalho possibilita ao ser humano uma forma essencial de revelar sua própria condição de humanidade, sua mescla de imanência e transcendência. No sentido filosófico, representa nossas ações, iniciativas, vontades, sonhos e realizações. Trabalho aqui quer dizer toda forma de expressão humana mais concreta, visível, observável. É sinônimo de ação. Espaço da ação ou manifestação, onde mostramos capacidades, treinamos habilidades, aprendemos e ensinamos práticas úteis na busca de um objetivo ou fim.

Assim sendo, o trabalho mostra-se como a possibilidade da concretização ou realização da nossa Meta ou Programação Existencial. Constitui a busca e realização de uma vocação pessoal, de um sentido para nossa vida e nos fornece um sentimento de identidade tão significativo que só pode ser superado pelo nome próprio que usamos. Ou seja, no sentido mais amplo, o Trabalho pode ser considerado nossa própria vida.

Para a criança, o brincar, o jogar é seu trabalho, espaço onde acontece todo o seu desenvolvimento psicoemocional. Para os pequenos, brincar é coisa séria. Trata-se da sua ocupação criativa e da sua realização como ser pensante. Para o estudante, o estudo, seja formal ou informal, é o seu trabalho fundamental para preparar seu futuro profissional.

Então, trabalhamos quando acordamos, e só encerramos o expediente quando vamos dormir, e talvez possamos considerar que os Sonhos são nossa produção laboral onírica durante o sono e isto quer dizer que o nosso inconsciente continua trabalhando neste período de repouso físico. Durante o sono também acontece o trabalho mais intenso de recuperação e energização celular do nosso organismo. A própria célula, unidade e princípio dos seres vivos, está sempre em constante e dinâmico trabalho. Ainda no período do sono, lembramos que acontece também a projeção da consciência ou experiência fora do corpo, então o corpo físico está em estado de repouso e nossos corpos sutis podem estar bem acordados e “trabalhando” intensamente em outras dimensões, experimentando ampla atividade emocional e mental. Melhor se tivermos a lucidez fora do corpo físico necessária para acompanhar e entender todo este processo.

Na sociedade, o trabalho possibilita nossa auto-suficiência financeira e a própria condição da inserção social digna e da nossa cidadania. Nosso potencial é alimentado e nosso desempenho é enriquecido pelo constante estudo e atualizações da nossa área de atuação.

Neste enfoque, um emprego ou prestação de um serviço também é a oportunidade de realizar nossa capacidade laboral em prol do outro, na forma do trinômio Trabalho, Motivação e Lazer, onde trabalhar é sinônimo de Prazer e Satisfação. Este trabalho que também é motivação e lazer, apresenta menos espaço e oportunidade para distúrbios, estresse ou doenças.

Achamos que trabalhamos para os outros, mas trabalhamos para nós mesmos, e os colegas, os chefes, gerentes e clientes representam um espelho tridimensional que reflete nosso desempenho e o sentido que damos ao trabalho na nossa vida. Quando pensamos em emprego, devemos pensar em trabalho, e quando pensamos em trabalho devemos pensar nele com a sua devida importância: se repleto de sentido e vivenciando uma vocação, poderá estar a pleno serviço da nossa evolução existencial.

Texto de Simone Dinnebier



Emiliano Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário