domingo, 8 de fevereiro de 2015

A porta do inferno!!!

O planeta é um espaço repleto de lugares diferentes e curiosos.

Localizada no Turcomenistão, a cerca de 260 km da capital Ashgabat, a aldeia de Darvaza possui uma população de aproximadamente 350 habitantes, no meio do deserto de Karakum, que ocupa mais de 70% da área do país e é rico em petróleo, enxofre e gás natural.

A reserva de gás encontrada ali é uma das maiores do mundo. O nome “Porta para o Inferno” foi dado pela população local referindo-se ao fogo, lama fervente e as chamas alaranjadas na cratera que tem um diâmetro de 70 m propiciando um cenário que faz lembrar a descrição popular do acesso principal ao mitológico “Reino de Hades”.
O local foi identificado no ano de 1971 pela então União Soviética. Os pesquisadores da época imaginavam que ali poderia ser um campo de petróleo, e a partir dessa teoria, montaram uma estrutura com uma plataforma de perfuração para avaliar a quantidade de gás e petróleo disponíveis no local.

Satisfeitos com o sucesso em obtenção desses recursos, os soviéticos começaram a armazenar o gás. No entanto, algum tempo depois, o chão sob a plataforma de perfuração cedeu devido a uma caverna profunda que havia no local.

Não há registros de vidas perdidas no incidente, porém grandes quantidades de gás metano foram lançadas na atmosfera criando enormes problemas ambientas e danos aos povoados próximos resultando em mortes.
Para evitar que mais gases fossem liberados, os cientistas resolveram queimá-los. O gás metano lançado na atmosfera também é um perigoso gás de efeito estufa. Naquela época imaginava-se que o gás seria totalmente queimado em poucos dias, mas o que realmente aconteceu é que o lugar está em chamas até os dias atuais.

Já são mais de 40 anos queimando e, devido ao fato de ninguém saber o quanto de gás ainda está dentro da cratera, não existe nenhuma previsão de quando as labaredas de fogo irão finalmente cessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário